sexta-feira, 27 de maio de 2011

A busca do caráter cristão

           O ser humano tem a tendência de buscar, ao longo de sua vida, diversas variáveis: riqueza, conhecimento, reputação, aventuras, etc. Porém, o cristão possui uma busca mais excelente, árdua, mas não menos importante em sua caminhada, que é o aprimoramento do seu caráter em Cristo.
A Bíblia ensina, através de homens e mulheres, que não somos isentos de problemas. Mas, quando colocamos nosso caráter à disposição de Deus, para que Este o aperfeiçoe, temos nosso potencial ampliado. É através da Palavra que aprendemos, com Davi, a ser um homem segundo o coração de Deus; a ser um modelo de dever cumprido, com Elias. Com Ester, aprendemos o altruísmo; com José, a sermos piedosos e tementes a Deus, com Noé, homem justo e reto em suas gerações, a termos um testemunho inabalável.
Através da vida de Débora, tomamos o caminho da confiança incondicional em Deus. Paulo nos ensina a termos zelo pela obra de Deus; Pedro, a sermos sinceros e dinâmicos. E, por que não falar de Abrahão, o amigo de Deus? E de Moisés? O líder eficaz que conduziu o povo à Terra Prometida, mas que antes teve disposição para aprender de Deus no deserto.
Todos estes homens e mulheres trazem consigo experiências e qualidades que, certamente, são aproveitáveis nesta busca por um caráter cristão. Mas é o Senhor Jesus, o nosso maior ensinador. Suas palavras, atos, enfim, a pessoa de Jesus é o modelo ideal de identidade do crente. E nós, como servos fiéis, temos que nos revestir das qualidades santas e justas do Mestre, a fim de cumprirmos Sua vontade.

Nenhum comentário: